





DIA DO FORRÓ EM SÃO MIGUEL PAULISTA
Nos dias 19 e 18 de dezembro aconteceu uma intensa programação cultural em homenagem ao Dia do Forró em São Paulo, a cidade com maior número de migrantes nordestinos do país.
O evento aconteceu em São Miguel Paulista na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra conhecida como PRAÇA DO FORRÓ das 10h às 22h. Idealizado pelo Instituto SP Forró e realizado Secretária Municipal de Cultura e Prefeitura de São Paulo após reunião com a secretária de cultura, Aline Torres, e seu assessor, Diogo Leite.
O evento contou com uma megaestrutura de palco, som, luz, tendas de apoio, duas ambulâncias e tendas com camarins e suporte da Polícia Militar, GCM, bombeiros e subprefeitura de São Miguel.
O Dia Nacional do Forró é celebrado em 13 de dezembro, quando também é comemorado o aniversário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Esta data tem como objetivo contribuir para a valorização e preservação da cultura tradicional nordestina celebrada por nordestinos, descendentes e amantes desta cultura tão rica.
Importante ressaltar que em 09/12/2021 as Matrizes Tradicionais do Forró foram reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
O forró congrega diversos gêneros musicais de origem nordestina, do qual fazem parte o baião, o xaxado, o chamego, o coco, o arrasta-pé e o xote.
O SP Forró atua na cidade de São Paulo desde 2017. Somando às ações culturais do coletivo já passaram mais de 50 grupos, entre mestres de cultura, professores de dança, artistas, trios, músicos, produtores e amantes do forró. Temos como objetivo fortalecer e unir os artistas que promovem a cultura nordestina e trazer aos moradores da capital o resgate das raízes históricas dos migrantes nordestinos, que fizeram e ainda fazem parte do desenvolvimento social e econômico de São Paulo.
Programação do Evento Local:
Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra - Praça do Forró São Miguel Paulista .
Realização: Prefeitura de São Paulo / Secretaria Municipal de Cultura
#PrefeituradeSãoPaulo #SecretáriaMunicuipaldeCultura #SPForró #Forró #SãoPaulo #Cultura
Acompanhe!
Facebook.com/spforro
Instagram.com/sp_forro
Youtube.com/spforro
www.spforro.com.br
Programação
18 DE DEZEMBRO | SÁBADO
18/dez - 10:00
FABINHO ZABUMBÃO
18/dez - 11:10
BANDA SEVERINA
18/dez - 12:20
TRIO DA LUA convida VALENTINA
18/dez - 13:30
TRIO AMIZADE convida TÉO DOS OITO BAIXOS
18/dez - 14h30
FORRÓ DOS RATOS – DISCOTECAGEM EM VINIL
18/dez - 14:40
TRIO BEIJO DE MOÇA convida MARLENE ANDRADE
18/dez - 15:50
AZULINHO DE CARUARU convida LIV MORAES
18/dez - 17:00
TRIO NORDESTINO convida ANASTÁCIA
18/dez - 18:00 as 20:00
BICHO de PÉ convida MARCELO JENECI
18/dez - 21:00
JORGE DE ALTINHO
19 DE DEZEMBRO | DOMINGO
19/dez - 13:00
NEIDE GARAPÉ
19/dez - 13:50
BANDO DE RÉGIA
19/dez - 14:40
CECIRO CORDEIRO convida DIVA DOS OITO BAIXOS
19/dez - 14h40
FORRÓ DOS RATOS – DISCOTECAGEM EM VINIL
19/dez - 15:30
TRIO SABIÁ convida CACÁ LOPES
19/dez - 16:20
TRIO FLÔR DE MUSSAMBÊ convida BILL RAMOS
19/dez - 17:10
ENOK VIRGULINO
19/dez - 20:00
RASTAPÉ convida JANAYNA PEREIRA
19/dez - 21:00
BANDA FALAMANSA









TRIO SABIÁ – Forró Tradicional
O Trio Sabiá formado em São Paulo, foi registrado em 07/12/1985. Sua Historia no cenário musical iniciou-se em 1986 ao lançar o primeiro LP intitulado “Maria Grande” pela gravadora Arca Som. Na época Tio Joca, Pilão e Roxinho, com essa formação 4 LP’s foram gravados sendo eles:
Maria Grande em 1986, Mistura Nordestina em 1987, Tudo Por Você em 1988, Prova de Amor em 1989.
No ano de 1990 Trio Sabiá lança nova formação com Tio Joca, Zito e Tião com está formação gravaram 3 LP’s , São eles: Nós Vamos Arrepiar, Gostoso Pra Danar e Em Cada Beijo Uma Rosa.
No ano de 1993 a formação onde juntos percorreram 21 anos, com Tio Joca, Zito e Aluízio Cruz, gravaram 2 LP’s, 8 CD’s e um DVD. São eles: Nordeste Crescendo, Incendiado, A Festa é Nossa, Trio Sabiá, Água Barrenta, Fazendo a Festa, Tome Safadeza, Pra Sacolejar, Trio Sábia 20 Anos,
Trio Sábia 25 Anos (CD e DVD).
No ano de 2014, Já com nova formação, Tio Joca, Zito e Lucas Gravaram quatro CDs , São Eles: Pra Cantar Forró, Trio Sábia no São João , Trio Sábia 30 anos, Trio Sábia e Banda de Mãe Veva.
A trajetória do Trio Sábia alcançou sucessos e respeito em sua historia musical, percorrendo diversos estados e cidades do Brasil como : São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Distrito Federal, Santa Catarina, Pernambuco, Sergipe e Bahia.
Desde 1986 faz parte dos Festejos Junino da Bahia levando alegria e entretenimento para o publico .
Trio Sábia teve a oportunidade de mostrar o forró tradicional brasileiro em Londres, Inglaterra na Europa, surpreendendo com casas cheia em quatro apresentações em lugares diferentes.
Apresentou-se por vários programas de Rádio e TV pelo Brasil. Programas de TV: Globo, Recor, SBT, Gazeta, Rede TV, NGT, TV Brasil. Canal Rural, TV Boa Vontade. Na TV Cultura de São Paulo apresentou-se nos programas: Viola Minha Viola, Metrópole, Sr. Brasil, Mosaico e Ensaio. Entre outros, vários canais de internet.
O Trio Sabiá canta musicas de sua própria autoria e de parceiros compositores e interpretes como: Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Os Três do Nordeste, Jacinto Silva, Mestre Zinho, Maciel Melo, Flávio José, Geraldo Azevedo, Fagner, Alceu Valença, Marinez, Dominguinhos, entre outros.
João Oliveira de Almeida sanfoneiro e compositor, conhecido como “Tio Joca” , nasceu em Canudos Bahia, iniciou sua carreira musical aos 12 anos influência por seu pai Sr Aureliano Valério de Almeida , sanfoneiro de oito baixo e afinador de sanfona, um dos pioneiros da região e seu irmão Pedro Sertanejo conhecido como Rei do Forró e fundador do primeiro forró na Cidade de São Paulo na década de 60 , Tio Joca migrou para São Paulo na década de 70 onde participava ativamente do Forró de Pedro Sertanejo seu irmão mais velho no bairro do Belém e posteriormente no Parque São Rafael.
Como músico Tio Joca acompanhou seu sobrinho Oswaldinho do Acordeon, Dominguinhos, Anastácia, Sanfoneiro Mario Zan , Luiz Gonzaga, Zé Gonzaga, Chiquinha Gonzaga, Amélinha, Marinez, Assisão entre outros.
Em 1985 fundou o Trio Sábia em São Paulo e conta com uma grande discografia com 9 vinil,
11 CDs , 1 DVD além de diversos CDs e DVDs coletâneas.
José Bezerra de Meneses Filho conhecido como Zito, cantor, compositor, percussionista e Luther, nasceu na cidade de Altinho em Pernambuco de família de músicos renomados da região, foi influenciado pelas rádios a gostar desde cedo de cultura popular, onde desenvolveu seu primeiro instrumento aos 7 anos, aos 17 anos migrou para São Paulo onde deu continuidade ao seu trabalho musical com Cesar do Acordeom onde participou de diversos shows e programas de TV, além de se apresentar com Mario Zan, Elba Ramalho, Oswaldinho do Acordeom, Dominguinhos, Genaro, Enezita Barrozo, Beto Barbosa, Antônio Barros e Ceceu entre outros.
Em 1990 integrou ao Trio Sábia onde percorreu diversas capitais e cidades do Brasil além da Inglaterra na Europa.
Atualmente é zabumbeiro do Trio Sábia e construtor de instrumentos de percussão com especialidade em zabumbas.
Geraldo Lucas da Silva cantor e compositor, nasceu na Cidade de Patos na Paraíba, desde muito jovem descobriu suas habilidades artísticas ainda no sertão nordestino. Em 1987 migrou para São Paulo onde iniciou sua carreira artística profissional, se apresentou por diversas casas tradicionais de forró em São Paulo, onde gravou primeiro CD como cantor do Trio Marrom, em 2002 integrou o Trio Novo Nordeste, trabalhou como músico com: Acrisio de Sá, Dominguinhos, Anastácia, Amazan , Pinto do Acordeom e Tiziu do Araripe.
Em 2014 foi convidado a integrar o Trio Sábia, como cantor, compositor e tocador triangulo, onde já gravou 4 Cds e percorreu diversas cidades e estados do Brasil.