





DIA DO FORRÓ EM SÃO MIGUEL PAULISTA
Nos dias 19 e 18 de dezembro aconteceu uma intensa programação cultural em homenagem ao Dia do Forró em São Paulo, a cidade com maior número de migrantes nordestinos do país.
O evento aconteceu em São Miguel Paulista na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra conhecida como PRAÇA DO FORRÓ das 10h às 22h. Idealizado pelo Instituto SP Forró e realizado Secretária Municipal de Cultura e Prefeitura de São Paulo após reunião com a secretária de cultura, Aline Torres, e seu assessor, Diogo Leite.
O evento contou com uma megaestrutura de palco, som, luz, tendas de apoio, duas ambulâncias e tendas com camarins e suporte da Polícia Militar, GCM, bombeiros e subprefeitura de São Miguel.
O Dia Nacional do Forró é celebrado em 13 de dezembro, quando também é comemorado o aniversário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Esta data tem como objetivo contribuir para a valorização e preservação da cultura tradicional nordestina celebrada por nordestinos, descendentes e amantes desta cultura tão rica.
Importante ressaltar que em 09/12/2021 as Matrizes Tradicionais do Forró foram reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
O forró congrega diversos gêneros musicais de origem nordestina, do qual fazem parte o baião, o xaxado, o chamego, o coco, o arrasta-pé e o xote.
O SP Forró atua na cidade de São Paulo desde 2017. Somando às ações culturais do coletivo já passaram mais de 50 grupos, entre mestres de cultura, professores de dança, artistas, trios, músicos, produtores e amantes do forró. Temos como objetivo fortalecer e unir os artistas que promovem a cultura nordestina e trazer aos moradores da capital o resgate das raízes históricas dos migrantes nordestinos, que fizeram e ainda fazem parte do desenvolvimento social e econômico de São Paulo.
Programação do Evento Local:
Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra - Praça do Forró São Miguel Paulista .
Realização: Prefeitura de São Paulo / Secretaria Municipal de Cultura
#PrefeituradeSãoPaulo #SecretáriaMunicuipaldeCultura #SPForró #Forró #SãoPaulo #Cultura
Acompanhe!
Facebook.com/spforro
Instagram.com/sp_forro
Youtube.com/spforro
www.spforro.com.br
Programação
18 DE DEZEMBRO | SÁBADO
18/dez - 10:00
FABINHO ZABUMBÃO
18/dez - 11:10
BANDA SEVERINA
18/dez - 12:20
TRIO DA LUA convida VALENTINA
18/dez - 13:30
TRIO AMIZADE convida TÉO DOS OITO BAIXOS
18/dez - 14h30
FORRÓ DOS RATOS – DISCOTECAGEM EM VINIL
18/dez - 14:40
TRIO BEIJO DE MOÇA convida MARLENE ANDRADE
18/dez - 15:50
AZULINHO DE CARUARU convida LIV MORAES
18/dez - 17:00
TRIO NORDESTINO convida ANASTÁCIA
18/dez - 18:00 as 20:00
BICHO de PÉ convida MARCELO JENECI
18/dez - 21:00
JORGE DE ALTINHO
19 DE DEZEMBRO | DOMINGO
19/dez - 13:00
NEIDE GARAPÉ
19/dez - 13:50
BANDO DE RÉGIA
19/dez - 14:40
CECIRO CORDEIRO convida DIVA DOS OITO BAIXOS
19/dez - 14h40
FORRÓ DOS RATOS – DISCOTECAGEM EM VINIL
19/dez - 15:30
TRIO SABIÁ convida CACÁ LOPES
19/dez - 16:20
TRIO FLÔR DE MUSSAMBÊ convida BILL RAMOS
19/dez - 17:10
ENOK VIRGULINO
19/dez - 20:00
RASTAPÉ convida JANAYNA PEREIRA
19/dez - 21:00
BANDA FALAMANSA









Trio Flôr de Mussambê completa 21 ano de estrada em 2019, levando a bandeira do forró tradicional pé de serra, natural da zona leste de São Paulo, onde a população nordestina migrou na ultima década em busca de trabalho, o trio formado por nordestinos e paulistano desenvolve um trabalho diferenciado com carisma e animação. Trio Flor de Mussambe é liderado pelo Pernambucano sanfoneiro Gil da Sanfona cantor e compositor na zabumba o Cearense Francisco Edvan Vitor e no triangulo o Paulistano Robert Fernando.
Juntos já percorreram diversos estados do Brasil, além de participarem de festivais importantes anualmente como Feira do Livra , Festa de Cultura Caipira da Fundação Tide Setubal, Casas de Cultura além de integrar o Movimento SP FORRÓ.

O Trio existe há 20 anos, fundado em 1998 e desde então realiza shows na Fundação Tide Setúbal a 11 anos na Festa de Cultura Caipira , Centro de Tradições Nordestinas CTN, Instituições e eventos diversos, principalmente animando diversas festas juninas pelo Brasil afora.
Em 2014 lançou o CD Seca Nordestina, Em 2016 o DVD ao vivo na Casa de Farinha em São Miguel Paulista, executando os mais diversos ritmos dessa vertente – baião, xaxado, coco, xote, arrasta-pé, além de músicas autorais toca autores como: Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Jorge de Altino, Assissão, Os 3 do Nordeste, Dominguinhos, Flavio José, em suas apresentações resgatando a cultura nordestina